Renave: confira a situação atual do sistema no Brasil

Pedro Rocha • 2 de agosto de 2021

Após o projeto-piloto do Renave ser testado em algumas regiões do Brasil, diversos estados passaram a operar em produção com o sistema, que oferece uma série de benefícios e vantagens às concessionárias e lojas multimarcas.


O Renave foi desenvolvido para simplificar, reduzir custos, desburocratizar e aumentar a segurança de todos os processos de entrada, transferência e venda de veículos.



Mas, afinal, como está a situação atual deste sistema no Brasil?

Quais Detrans já estão operando com o Renave?

Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás já operam em produção com o Renave. Já São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco estão em processo de homologação, ou seja, em fase avançada de implementação.


Nos demais estados o sistema está sendo avaliado pelos respectivos Detrans. Por conta da pandemia da Covid-19, o processo acabou ficando um pouco mais lento, mas deve voltar a evoluir em breve.



Quer acompanhar em tempo real toda a movimentação de adesão ao Renave no Brasil? Clique aqui e fique ligado em todas as informações divulgadas diretamente pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Além disso, você também pode acompanhar as novidades em nosso site e em nossas redes sociais.

Vantagens que o Renave oferece às concessionárias e lojas multimarcas

O Renave representa o futuro e a modernidade do setor. Adaptar o seu negócio ao mundo digital é cada vez mais importante, principalmente em tempos de pandemia.


Com a digitalização total dos processos você poderá concluir todas as transações do conforto do seu estabelecimento, sem necessidade de gastos com cartórios ou comunicados de venda. Isso significa muito mais conforto e agilidade!


Além dos pontos destacadas acima, confira outras vantagens oferecidas pelo sistema:


  • Redução da taxa de transferência de propriedade de veículos.
  • Segurança com a emissão do Termo Renave de Entrada e Saída que altera de forma imediata o proprietário do veículo.
  • Exigência de Certificado Digital para todos os estabelecimentos para que cada operação dentro do Renave ocorra de forma muito mais segura.
  • Segurança, agilidade e rapidez para o consumidor final, aquele que compra ou vende seu veículo, evitando problemas futuros, como multas de trânsito.

Como aderir ao Renave?

Após o Detran do seu estado aderir ao sistema, concessionárias e lojas multimarcas interessadas devem realizar um cadastro no Sistema Credencia, que autorizará automaticamente o uso dos serviços eletrônicos do Denatran às empresas. Para auxiliá-lo neste processo, nós criamos um Manual de Cadastramento Credencia. Mas, lembre-se: o acesso à plataforma exige certificado digital (e-CNPJ).



Depois do cadastramento, a empresa terá os sistemas integrados às bases do Detran e da Receita Federal, o que significa que o estabelecimento estará liberado para usar os serviços disponibilizados pelo Renave.

Facilite a administração do Renave com o ControlStock

O ControlStock é a nossa plataforma desenvolvida para viabilizar, otimizar e facilitar toda a operacionalização do Renave em seu negócio, oferecendo mais facilidade e rapidez na transferência de propriedade de veículos.


Provando a eficiência e a qualidade da nossa solução, nós também contamos com a parceria da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), que atua diretamente para contribuir com o desenvolvimento do setor.


Para mais informações, clique aqui ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número 0800 729 1722, disponível de segunda a sexta, das 08h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Conecte a sua concessionária ao RENAVE Zero KM
Por Pedro Rocha 10 de fevereiro de 2022
Recentemente, no final do mês de janeiro, a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) anunciou que todos os veículos novos devem ser registrados no sistema RENAVE Zero KM.
Estamos prontos para operar com o RENAVE Zero KM
Por Pedro Rocha 16 de dezembro de 2021
A partir de janeiro de 2022, todos os veículos novos deverão ser registrados no sistema RENAVE Zero KM. A novidade foi informada recentemente pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).