Renave: novidade diminui o valor da taxa de transferência de propriedade de veículos

Pedro Rocha • 4 de dezembro de 2020

Transformação e protagonismo do mercado automotivo durante a pandemia, roda de debates, desastres e acertos pós-pandemia, transformação digital, situação atual do Renave no Brasil... Esses foram alguns dos temas abordados no 9° Congresso Fenauto, o maior e mais importante evento do setor de automóveis seminovos e usados do País.


O evento, que foi totalmente on-line, contou também com a primeira participação da DataStock. Com isso, os participantes puderam acompanhar o nosso stand virtual que disponibilizou um vídeo de apresentação e um chat exclusivo com os nossos Executivos de Negócios. Além disso, também foi disponibilizado um conteúdo exclusivo sobre a nossa marca.

Renave

Entretanto, um dos assuntos discutidos no 9° Congresso Fenauto merece atenção especial: a redução de custos proporcionada pelo Renave nas transferências de propriedade de veículos. Afinal, o excesso de burocracia e os gastos elevados são alguns dos grandes obstáculos encontrados pelas lojas, concessionárias ou estabelecimentos que comercializam automóveis.


Primeiramente, antes de nos aprofundarmos sobre a questão da redução de custos nas transferências, é preciso responder à seguinte pergunta: você já sabe o que é o Renave? 

O que é o Renave?

Trata-se de um novo sistema on-line de gerenciamento e controle de transferência de propriedade de veículos. Ou seja, todo o trâmite burocrático é transformado em uma operação digital mais simples, ágil e transparente.


A finalidade central do Renave é criar uma base nacional de registro de veículos em estoque que permita registrar, comunicar, controlar, consultar e acompanhar as transações comerciais, além de viabilizar a escrituração eletrônica dos livros de registro de movimento de entrada e saída de veículos.


Quer conhecer todas as funcionalidades dessa novidade? Nós preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para você. Para acessá-lo, clique aqui.

Redução de custos com o Renave

Reduzir os gastos é um objetivo comum em qualquer loja, certo? Principalmente nesse momento delicado gerado pela pandemia. Pois é, esse também é o cenário em diversas concessionárias e lojas multimarcas.


Com o sistema on-line do Renave, alguns custos operacionais tendem a reduzir, já que os trâmites de entrada, transferência ou venda de veículos poderão ser feitos dentro do próprio estabelecimento, excluindo a necessidade de gastos com cartórios ou comunicados de venda.


A redução mais atraente pode ser encontrada nas taxas das transferências de propriedade de veículos. Mas, lembre-se: esse valor é decidido de acordo com o Detran de cada estado. Em alguns casos, há ainda projetos de lei que estão em processo de votação para que os preços das operações via Renave sejam reduzidos.

Qual o valor atual das taxas de transferência?

O Detran de cada estado determinará quando estará pronto para operar com o Renave, assim como a definição da redução da taxa de transferência, que poderá chegar, em alguns casos, a até 90%.


Quer mais detalhes sobre os valores e as informações da taxa de transferência em seu estado? Clique aqui e entre em contato com a gente.


Até o momento, Santa Catarina já opera em produção com o Renave. O estado de Espirito Santo também já está avançado na fase de testes.


Já Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul demonstraram interesse em aderir ao novo sistema.

Facilite a operacionalização do Renave em sua loja com o ControlStock

E já que o Renave está se tornando cada vez mais uma realidade no Brasil, que tal contar com a ajuda do ControlStock para que o cotidiano do seu negócio fique muito mais tranquilo na administração dos processos?


A nossa plataforma oferece facilidade e rapidez às lojas e concessionárias em todas as etapas da operacionalização do Renave, ou seja, o processo de transferência de propriedade de veículos. 


Então, o que acha de conhecer um pouco mais sobre o ControlStock e todas as vantagens que ele oferece para as concessionárias e lojas multimarcas?

Conecte a sua concessionária ao RENAVE Zero KM
Por Pedro Rocha 10 de fevereiro de 2022
Recentemente, no final do mês de janeiro, a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) anunciou que todos os veículos novos devem ser registrados no sistema RENAVE Zero KM.
Estamos prontos para operar com o RENAVE Zero KM
Por Pedro Rocha 16 de dezembro de 2021
A partir de janeiro de 2022, todos os veículos novos deverão ser registrados no sistema RENAVE Zero KM. A novidade foi informada recentemente pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).